• Kids

    Uma equipe de especialistas em cuidar da saúde bucal das crianças.

    Saiba Mais
  • Ortodontia Avançada

    Conheça a tecnologia SLU Crystal. A mais alta tecnologia em tratamentos ortodônticos auto-ligados.

    Saiba Mais
  • Estrutura Completa

    Estrutura ampla e completa, com equipamentos novos e de última geração.

    Saiba Mais
  • Melhor Idade

    A Cosmos Clínica possui rampas de fácil acesso, elevadores e profissionais qualificados para atender a 3ª idade

    Saiba Mais
  • Nossa Equipe

    Acesse e conheça nossa equipe.

    Saiba Mais

10% da população sofre de disfunção da articulação temporomandibular sem saber

Dor de cabeça constante, sensação de tontura, dor na mastigação, desconforto na região ocular, zumbido no ouvido; estes são alguns sintomas que podem estar relacionados a problemas na mandíbula, ou disfunção da articulação temporomandibular, também conhecida como ATM. Muitas pessoas não procuram ajuda e passam anos tomando medicação sem saber a causa. A solução poderia ser mais fácil, mas às vezes se complica dependendo do tempo para procurar o tratamento.

A mandíbula é o único osso móvel do rosto e é a região onde estão os dentes inferiores. Existem diferentes técnicas de tratamento que podem ser usadas para aliviar os desconfortos causados pelo mau funcionamento da articulação. Algumas delas são utilizadas inicialmente para resolver o problema da articulação, como por exemplo, placas de acrílico e fisioterapia. Em seguida, o correto é uma avaliação odontológica para verificar se há necessidade de outro tipo de intervenção, como prótese ou uso de aparelho ortodôntico.

Há muitas opções de aparelhos, mas que para quem não quer interferir na estética existe a colocação dos bráquetes na parte de trás dos dentes, também conhecidos como aparelhos invisíveis.

Como tratar a D-ATM?

Embora não exista uma cura para a D-ATM, existem diversos tratamentos que você pode seguir para diminuir consideravelmente os sintomas. Seu dentista pode recomendar um ou mais dos seguintes tratamentos:

Tentar eliminar a dor e o espasmo muscular através da aplicação de calor úmido ou através de medicamentos como relaxante muscular, aspirina ou outros analgésicos comuns, ou ainda antiinflamatórios;
Reduzir os efeitos prejudiciais de travamento ou rangido, por meio de um aparelho, algumas vezes chamado de placa de mordida ou “splint”. Este aparelho, feito sob medida para sua boca, se encaixa nos dentes superiores e ao deslizar sobre os dentes inferiores impede estes dentes inferiores de ranger contra os dentes superiores;
Aprender técnicas de relaxamento para ajudar a controlar a tensão muscular na mandíbula. Seu dentista pode sugerir que você procure condicionamento e aconselhamento para ajudar a evitar o estresse;
Quando partes da mandíbula são afetadas e os tratamentos não surtiram efeito, uma cirurgia na articulação pode ser recomendada.

Recomenda-se a consulta com um especialista buco-maxilo facial:

Entre em contato conosco (34) 3212-1600  e marque sua consulta.

- Dentista especialista em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilo Facial
- Especialista em implantodontia.
- Cirurgião Dentista – CRO-MG: 34644

Be Sociable, Share!

Written by cosmosclinica

No Comments Yet.

Leave a Reply

Message